quinta-feira, julho 22, 2010

Mistérios e milagres

Foto Emílio Pedroso/Zero Hora

Era para estar bem aí, no meio de tudo isso, mas por alguns minutos já havia passado do ponto exato. Não vi nada, não soube de nada até que meu telefone tocou e do outro lado da linha minha mãe com voz preocupada perguntava se eu não tinha visto um acidente na BR 116. Fiquei incrédula por que nem mesmo havia enfrentado aqueles quilométricos congestionamentos que já fazem parte do “passeio turístico” para quem trafega pela rodovia. E foi pensando em ter que enfrentar esse problema que saí com duas horas de margem de tempo do compromisso que tinha em Porto Alegre. Apesar de enfrentar dois pontos onde o trânsito ficou lento, a viagem até a capital foi tranqüila.
Pelo horário em que ocorreu o acidente, 11h30min, por algo em torno de 10min eu havia passado pelo ponto onde ocorreu o acidente. Entender o que faz algumas pessoas se envolverem em tragédias, catástrofes, cataclismos e outra sempre passarem à margem será sempre matéria de especulação. Esta não é a primeira vez que isso acontece, já enfrentei outras situações em que havia passado instantes antes de algum acidente.
Quando minha mãe ligou, jamais imaginei a dimensão do ocorrido. Estávamos eu e uma amiga, que está em visita ao Estado, completamente alheias ao fato a não ser pelo meu comentário sobre o telefonema e ela observou que havia escutado duas pessoas comentando sobre o acidente enquanto estávamos no restaurante.
O fato é que estamos aqui, inteiras, ilesas, mas não alienadas sobre o fato. A cada dia tem ficado mais difícil trafegar pelas ruas, estacionar e não correr riscos no trânsito. Achava que apenas o trânsito de São Paulo era caótico, mas todo o Vale dos Sinos está ficando assim. Uma das cidades onde o tráfego de veículos tem se tornado absurdo é Novo Hamburgo. Ruas estreitas, mal sinalizadas e muitos, mas muitos automóveis e motocicletas se movimentando feito enxame de abelhas incontroláveis.
Mas enquanto estiver protegida por um anjo ou sei lá que força, que em faça passar antes dos acidentes, só tenho a agradecer a boa sorte.


Assista o vídeo da RBS:
http://mediacenter.clicrbs.com.br/rbstvrs-player/45/player/126730/grave-acidente-causa-congestionamento-na-br-116/1/index.htm



Nenhum comentário: